terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Optantes pelo Simples Nacional na área de construção civil obrigadas a declarar a CPRB por meio da DCTF - 18/12/2015

A partir da competência 12/2015, as ME e as EPP enquadradas no Simples Nacional na área da construção civil que estiverem sujeitas ao pagamento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), nos termos dos arts. 7º a 9º da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, estarão obrigadas à apresentação da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF para a prestação de informações referentes a esta contribuição, uma vez que o PGDAS-D deixará de ser utilizado para essa finalidade.
 
Para o preenchimento da DCTF deverão ser observadas as orientações constantes da IN RFB nº 1.599, de 11 de dezembro de 2015:
 
Para períodos de apuração (PA) até a competência 11/2015, a CPRB continua sendo declarada por meio do PGDAS-D para as empresas optantes pelo Simples Nacional da área da construção civil sujeitas a essa contribuição.
 
As empresas optantes pelo Simples Nacional com receitas tributadas com base nos Anexos I a III, V e VI da Lei Complementar nº 123, de 2006, não estão sujeitas à CPRB, tendo em vista que a Contribuição Previdenciária Patronal é recolhida por meio do PGDAS-D.
 
 

8 lições de sucesso e liderança de Richard Branson

 

O empreendedor defende que as pessoas são a maior riqueza de um negócio

 
Richard Branson é citado em muitas listas dos empreendedores mais admirados do mundo. Criou negócios bem-sucedidos em diversas áreas e é visto como uma referência em praticamente tudo que faz. A empreendedora Lolly Daskal, CEO da Lead From Within, é uma de suas fãs. Em um artigo recente para a revista Inc., ela listou oito aprendizados do livro Like A Virgin - Os Segredos do Empresário Mais Excêntrico do Mundo.
 
1. “Você nunca sabe o que vai acontecer quando tenta algo novo. É tudo experimental.” O primeiro momento para algo novo é sempre um enorme desafio e não há garantia de sucesso. Mas Richard Branson fez sua carreira ao assumir riscos e entrar em novos mercados. Ele estabelece seus objetivos e não descansa enquanto não alcança o que quer.
 
2. “Quando as pessoas são postas em posições levemente acima do que elas esperam, elas estão aptas a se sobressair.” Branson acredita que o melhor da vida está em estabelecer desafios e crescer para superá-los.
 
3. “Assim como você precisa ter personalidade forte para construir um negócio, também deve entender a arte de delegar.” O empreendedor defende que é preciso confiar na equipe. Não é o caso de abrir mão do controle, mas é importante permitir que as pessoas sintam que você confia que elas são capazes de dar conta da responsabilidade que você deu a elas.
 
4. “Não tenha vergonha dos seus fracassos. Aprenda com eles e comece de novo.” Branson acredita que a gente aprende mais com os erros do que com o sucesso. Apenas ao entender o que você não fez certo vai permitir o êxito no futuro.
 
5. “Você não aprende a andar ao seguir as regras. Você aprende fazendo e errando.” Nesse ponto, a crença de Richard Branson é de que as pessoas se sairão melhor se forem mais donas de seus trabalhos – e se tiverem mais liberdade para acertar e errar.
 
6. “A melhor forma de aprender sobre qualquer coisa é fazendo.” Branson defende que é preciso investir nas pessoas para que elas sejam bem-sucedidas. E o retorno que elas darão será muito superior ao investimento, com trabalho duro, lealdade e admiração.
 
7. “Um negócio precisa ser envolvente, divertido e exercitar os instintos mais criativos.” Richard Branson acredita que os funcionários nunca devem ter a sensação de que estão trabalhando apenas por um salário. Ele quer pessoas que realmente contribuam para a empresa com paixão – e que se divertem fazendo isso.
 
8. “Gente boa não é apenas crucial para o negócio. Elas são o negócio.” O empreendedor acredita que o que move uma empresa é a sua equipe. Para ele, um negócio não é mais que um grupo de pessoas. Por isso mesmo, elas são o maior trunfo de uma empresa.
 

Arquivo do blog