terça-feira, 8 de junho de 2010

Festa Junina o Arraia da Tia Bibi

Festa Junina!! Olha a cobra!! Olha a Chuva!! Anarriê! Grande Roda!...  Comemoramos em junho a festa junina em homenagem aos santos: São João, Santo Antônio e São Pedro. No início os europeus católicos chamavam-na de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João, mas quando veio para o Brasil através dos portugueses passou-se a chamar de Festa Junina. Nossa influência nesta festa está na alimentação, quando introduzidos a mandioca (aipim ),o milho, o jenipapo, o leite de coco e também nossos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. E os franceses incrementaram esta festa acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia.  enquanto que os fogos de artifício foram trazidos pelos chineses.

Aqui no Nordeste os festeiros visitavam as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. E os donos das casas mantinham uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Hoje essa tradição foi substituída por uma grande festa na qual reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.(site://arteducacao.pro.br).

E vocës lembram de quando eram criancas? No meu bairro tinha a Seu Gege que organizava a quadrilha em frente a sua casa. Quase todos os moradores do conjunto onde morávamos participavam. Usávamos vestidos de chita muito colorido e bem rodados, chapeu de palha e maquiagem pesada. Os homens usavam camisa quadriculada e colavam pedacos de tecido quadriculado nas calcas jeans além do famoso chapeu de palha. Dancávamos logo após o casamento de matuto..tinha até carroca puxada a jumento com chapeu de palha. Depois bebíamos muito aluá, muito bolo de milho, pulavamos fogueira, faziamos advinhações e muita diversão por toda a noite. Ao longo do tempo vi que isto mudou, já não mais comemorávamos nos bairros, mas em pontos definidos pela prefeitura. Onde o predomínio era o lucro. Acabava-se assim a união dos grupos de amigos, de bairros, de conjuntos.

Ontem pude ver o passado a minha frente quando fui a uma festa junina na casa de um amigo, meu anjo da guarda chamado Marcos Lima. O quintal todo decorado convidando para dancar, todos levaram um prato tipico e sua bebida entao tivemos mesa farta.



Até escolha da rainha do milho tivemos quem ganhou foi Tia Bibi, a organizadora daquela festa linda.


Está é a nossa rainha que com sua alegria contagiou a todos. Viva Tia Bibi!!! Grande Roda!!!







O Arraial da Tia Bibi foi simplesmente uma luz do passado brilhando no presente. Há muito não via tanta alegria junto. Harmonia num contexto de vizinhos reinando muita paz e amor.











Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xóte, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração.

Arquivo do blog