terça-feira, 27 de abril de 2010

Será que você entende?

Todos temos um sonho. Este é o meu: criar dentro das universidades, faculdades, um escritório o qual chamo de Escritório Modelo de Contabilidade. Nele se aprenderá toda a rotina de um contabilista, por meio de simulações o aluno saberá constituir uma empresa, cadastrá-la nos órgãos competentes, conhecerá a rotina deste órgãos, registrá-la nos livros fiscais e contábeis, saberá fazer análise financeira, enfim aprenderá que a Contabilidade serve a sociedade como um todo para auxiliá-lo no processo de decisão. Vamos unir teoria à prática.
Este sonho nasceu durante minha especialização em EAD, desde então não penso noutra coisa que não seja torná-la realidade. Venho fazendo propaganda junto a alguns redes socias e junto aos estudantes de contabilidade de quem sou professora, porém para minha decepção foram pouquíssimos os que atenderam meu pedido de responder duas perguntas formulados em dezembro de 2009. O que me fez pensar: o meu erro é que estou mostrando o quanto o ensino precisa mudar e mudança dentro deste cenário de proliferação de pequenas faculdades de contábeis com pouco ou quase nenhum compromisso com a qualidade dos formandos é que esta dificultando este processo de resposta aos meus questionamentos. Pude observar que grande parte dos alunos, obvio que não todos, não desejavam que este  processo mudassse pois seria mais difícil o acesso ao famoso canudo: o diploma de Contador.

Mas será que vale a pena um simples diploma? Cadê o conhecimento? Cadê a curiosidade? Os questionamentos que dão suporte ao saber? A desculpa que muito se ouve em sala de aula é que estes passam o dia trabalhando e a noite estão cansados! Ora, os professores também tem carga dupla, e como eu disse outro dia em sala de aula nunca cheguei para reclamar ou para me desculpar por não ter material para apresentar por conta que estava trabalhando. Se tenho um compromisso deve cumpri-lo da forma correta. Não se observa esta compromisso em relação a maioria, digo maioria, não todos, dos alunos. É nítido que o real motivo de la estarem não é por desejarem abraçar esta profissão tão bela e dignificante e sim apenas ter um nível superior para melhorar ou mesmo enfeitar seu currículo. Uma verdadeira corrida contra o tempo.

Eu sou brasileira, tenho raça, assim como vocês que acreditam no futuro do Brasil. Eu acredito que posso mudar este cenário. Nós Contabilista sendo uma classe muito valorizada por nós mesmos.
Avante Brasil.

Arquivo do blog