sexta-feira, 2 de abril de 2010

Técnicas Contábeis

Técnicas Contábeis são um conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.

Apesar de serem muito antigas ainda as principais técnicas contábeis são a:

1. Escrituração - registro dos fatos administrativos ou contábeis com base em documentação legal;

2. Demonstração contábeis ou financeiras;

3. Análise das demonstrações contábeis ou financeiras;

4. Auditoria.

O que é a Páscoa?





Religião, ovos de chocolate e Coelho qual o seu significado na Páscoa?

Para o povo judeu a Páscoa é a passagem que narra o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, época em que foram aprisionados pelos faraós por vários anos conforme consta no Velho Testamento, no livro Êxodo, mas também esta está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, quando liderados por Moises, fugiram do Egito. Para lembrar esta passagem os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento).

Para os cristãos é a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). Assim a semana anterior à Páscoa é chamada de Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém



Mas e o coelhinho e seus ovos? 

Ah..a figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, porque para alguns este animal representava a fertilidade como por exemplos os povos da antiguidade que para eles a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie. Já no Egito Antigo, o coelho, representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Trazendo para o sentido religioso, tanto para os judeus quanto para os cristãos, é a esperança de uma vida nova e seus ovos, hoje representados pelos ovos de chocolates, de enfeites, ou mesmo de jóias, a fertilidade e a vida.

E para nós? Já pararam para observar que apenas tornou-se um motivo para presentear os amigos com ovos de chocolates, que a cada ano estão mais caros e a preços que em nada traduzem o seu real significado uma vez que nos torna excluídos da sociedade se não consumirmos tais alimentos? Demonstra pobreza, falta de poder aquisitivo, individualismo, nem de longe nos traz aos atos religiosos, a fertilidade, a esperança e ao renascimento. Mais uma vez temos nossas culturas abstraidas pelo capitalismo selvagem. Devemos ter o cuidado de mantermos o real motivo da Páscoa que não é como demonstrado para sair de férias, comprar muitos ovos, e fazer as crianças felizes ou infelizes porque não ganharam um ovo da Páscoa maior que o do seu amiguinho. 
A Páscoa deve sim ser comemorada em conjunto com os amigos, agraciá-las com presentes que podem sim ser Ovos de Páscoa, ou um simples abraço. Estar entre pessoas queridas, falar dos motivos religiosos deste momento e demonstrar seu amor irá fazer com que haja o renascimento da sociedade familiar, religiosa e cultural.


Feliz Páscoa.

Arquivo do blog